domingo, abril 2

Processo de Luto e Estado de Melancolia

O Processo de Luto e Estado de Melancolia, são dois caminhos diferentes  que o sujeito passa durante sua vida.
O processo de Luto acontece quando nos deparamos com a perda de um Objeto que nos é importante. A todo momento estamos vivenciando o Luto que é algo natural de nossa natureza. O nascer requer o Luto. Passamos por esse processo onde deixamos de viver no mundo aquático e passamos a viver em um mundo desconhecido e aéreo, da alimentação pelo cordão umbilical para a forma oral.
Quando perdemos algo, é natural nos recolhermos em direção ao ego(eu), o mundo externo perde o interesse, vive-se a angústia de ter perdido o objeto amado. O Luto é totalmente consciente, quem perdeu algo, sabe o que perdeu. O Luto é um processo doloroso. Doloroso porque o sujeito tem que aprender a viver sem esse objeto que ele tanto ama, e isso é o mais difícil. Esse é um período de reflexão de como o indivíduo irá continuar vivendo no mundo onde esse objeto que se ama morreu ou foi perdido, só depois dessa reflexão o sujeito se vê capaz de viver nesse mundo e ainda criar novas ligações afetivas.

Momento onde devemos olhar para dentro de nós sem o outro.
Um caminho paralelo ao Processo de Luto, é o Estado de Melancolia. A Melancolia é um caminho patológico, não natural que compromete a auto estima, como se disséssemos: - sem isso eu não posso viver.
Freud sugere que as pessoas que estão no estado melancólico, perdem consideravelmente a auto estima, o sujeito passa a ser menos confiante de si. O Luto é um processo, o sujeito se torna consciente daquilo que perdeu, a Melancolia não, o sujeito sabe quem perdeu, mas não o que perdeu.

No Luto é o mundo que se torna pobre e vazio, e na Melancolia, é o próprio ego. Freud 1917

O desfecho da melancolia, se dá por uma relação narcísica. Um é o espelho do outro e só á reconhecimento diante deste objeto. Quando ele é privado desse reconhecimento o Eu vai se enfraquecendo, fazendo com que o indivíduo adote características presentes do objeto perdido, características sempre de forma defensiva. O sujeito por não conseguir viver sem aquele objeto amado, acaba sendo obrigado a adotar essas características. Ele começa a se defender como o objeto perdido se defendia, mesmo quando está sendo ameaçado por coisas que não ameaçava o objeto. A melancolia é uma estagnação, o sujeito fica estático.
O processo de Luto por ser algo natural, não deve ser interrompido, o sujeito precisa se desenvolver e continuar vivendo sem aquele objeto que lhe é importante. O Estado de Melancolia é algo patológico e deve-se procurar ajuda de um profissional nesses casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário