sexta-feira, março 24

Só é possível amar, sendo amado

Só ama, aquele que um dia foi amado. Isso se remete aos primórdios, á infância. Se você não foi amado pelos seus pais ou por quem cumpria com a função materna e paterna, você terá grandes dificuldades em se relacionar com o outro na vida adulta. Entenda que se você nunca passou pela experiência de ser amado, como pode amar alguém?
O que é o amor? Será que já amei alguém? Será que já fui amado? Será que eu consigo amar alguém?
Segundo a Psicanálise, o amor se constrói a partir da mãe, a partir do cuidado, da preocupação com a criança. Assim, a mãe vai criando autenticidade no bebê. Aquela mãe suficientemente boa como Winnicott coloca, é aquela que presta um auxílio a criança em equilíbrio, sem excessos, sem exagero. Aquela mãe que sabe dizer sim e não, aquela mãe que dá o necessário a criança, isso porém, só é possível quando a mãe tem um ambiente suficientemente bom. O pai traz essa segurança para a mãe de cuidado com o bebê, deixando de se cuidar, de pensar em si para cuidar e pensar no outro.
Quando o bebê não tem o amor da mãe e consequentemente, não tem a mãe suficientemente boa, o vínculo afetivo se constrói em laços ruins, a criança se liga ao outro de forma negativa, podendo ter comportamentos agressivos e sentimentos de ódio. O vínculo ocorre, mas de forma caótica.
Quando a criança não pôde descobrir o amor no âmbito familiar, ela pode descobrir por outros meios, ela vai aprender a partir de outro modelo, porém haverá uma dificuldade, pois, se ela não foi amada pela mãe, ela também não foi desejada,  então isso acarreta a uma dificuldade de conseguir se ligar ao outro, que pode ser um parceiro ou não. É possível, porém com dificuldades, o ideal seria com a figura materna e paterna. Nunca é tarde para se sentir amado e amar o outro, não podemos fugir da ideia de buscar uma terapia, ela ajudará neste processo.
Entenda, o amor é  diferente da paixão, não tem excessos. O amor cuida, respeita, te aceita do jeito que é, te deixa livre, não vai querer te mudar constantemente, porém, ele é frágil e precisa estar sempre em manutenção. Se você amou e deixou de amar, acredite, não se angustie, você pode amar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário