quarta-feira, março 1

LSD: a moda psicodélica

O que pais e filhos, mestres e alunos devem saber antes de aprovar ou condenar o LSD: a moda psicodélica!



No ano de 1943, o químico Albert Hofmann, experimentou acidentalmente o ácido lisérgico. Ele investigava um fungo que atava plantas de centeio.
Duas décadas depois da experiência de Hofmann com a substância, o LSD, ficou famoso entre a juventude contracultura que se opunha as guerras, opressão, sistema capitalista...
Anos antes, estudiosos lançam hipótese de que Vicent Van Gogh( 1853 - 1890) poderia ter feito suas magníficas obras de arte a base desse alcalóide, pois, ele costumava mascar centeio.
Psiquiatras chegaram a usar a droga para tratar casos de alcoolismo, mas foi dispensado por não ter tido muito sucesso.
O efeito



O efeito pode durar de 1 a 12 horas, vai depender da quantidade ingerida, causando alucinações, ilusões e delírios, podendo mesmo depois de ter passado o efeito, ocorrer flashback (resquícios do efeito no dia seguinte, semana seguinte ou meses mais tarde). Os efeitos vão depender da dose, do ambiente, da expectativa, da personalidade e da sensibilidade do sujeito. A sensação na maioria dos casos é agradável, podendo ocorrer uma espécie de transposição, como um som que se ouve adquirir cor. De acordo com esses fatores, o sujeito também pode ter uma BadTrip(má viagem), causando sensações de deformidade do corpo, medo da morte, como por exemplo: um caso que passou no The LSD Story escrito em 1966 por Jhon Cashman, onde um Nova-iorquino apunhalou a sogra alegando estar sob estresse, pois, estava três dias sobre o efeito da droga.

Efeitos Físicos

Hofmann em 1938, então diretor do laboratório de pesquisas da Sandoz - Suíça, adicionou a droga uma substância chamada dietilamida e formou a dietilamida do ácido lisérgico que abreviou para LSD(tirando as iniciais do nome em alemão).
Na década de 60 se fazia uso do ácido para fins terapêuticos(alcoolismo, frigidez feminina e outras perturbações). Passado a "modinha", o LSD volta aos laboratórios para mais pesquisas.

Acessório religioso?

O LSD, entrou para a cultura religiosa! Dois psicólogos de Harvad, Timonthy Leary e Richard Alpert, foram expulsos da Universidade por seus experimentos sobre a expansão da mente aos efeitos do alucinógeno. Os dois passaram a defender seu uso para fins místicos ou religiosos, como o Santo Daime, que obteve permissão legal para usar ayahuasca em seus rituais.
Em 1966, o governo americano proibiu a venda e distribuição da droga e em 1968 a maior parte dos países também passou a proibir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário